domingo, 2 de novembro de 2008

Ping Pong com Priscila Roque

Nós do Roteiro do TOURismo ,entramos em contato com a freelancer e blogueira da Jovem Pan, Priscila Roque para saber sobre sua trajetória no meio jornalístico, no meio online e nos blogs em que escreve, tanto nos da rádio em que trabalha ,quanto no seu pessoal. Também deu algumas dicas sobre o sucesso de um blog.

Entrevista

A quanto tempo você escreve no blog?

Na verdade, tenho um blog pessoal desde 2003. Gosto da interatividade e da aproximação que ele causa nas pessoas. É uma maneira de informar e de espalhar pensamentos de um jeitinho mais pessoal e opinativo. Aqui na rádio escrevo em 3 blogs (Meio Ambiente, Imigração Japonesa e Memória JP) há 5 meses.

A linguagem do blog é muito diferente das dos outros meios? quais as diferenças? existe alguma semelhança?

A linguagem do blog é totalmente diferente. Talvez o mais próximo seja das notícias online, mesmo. De qualquer forma, no blog, você não tem o compromisso de estruturar uma matéria com lead, desenvolvimento e conclusão. No blog o texto é livre e pode ter "brincadeiras". Nele, é possível falar diretamente com o leitor de maneira dinâmica e muito, muito rápida.

Você tem algum outro site , ou escreve em algum outro blog?

Escrevo em três blogs da Jovem Pan (Meio Ambiente, Memória JP e Imigração Japonesa), além de escrever também no meu blog pessoal (meuchuveiro.blogspot.com)

Você escreve só sobre meio ambiente ou sobre mais algum tema?

Escrevo sobre meio ambiente, imigração japonesa (cultura, eventos,curiosidades, tradições...), memória do rádio (histórias do rádio, música, Copa, Olimpíadas etc.). No meu blog pessoal escrevo sobre cultura, pensamentos, poesia etc.

Fale-nos um pouco de sua formação e sua carreira.

Me formei em jornalismo no meio de 2005, e em Locução, na Radioficina, em 2006. Durante a época da faculdade, trabalhei no laboratório fotográfico da Metodista (produzindo e editando fotos para o Rudge Ramos Jornal) e fiz estágio na Rádio Brasil 2000 FM (lá, fazia promoção, produção de programas e escrevia para o site da rádio). Após essa época, trabalhei durante 1 ano e meio na Editora Online produzindo revistas de arte, artesanato e moda e, há 6 meses entrei aqui na Jovem Pan. Na JP escrevo para os blogs, faço coberturas especiais no site da rádio (AM) e coloco no ar os vídeos da Jovem Pan Online (webtv).

Para um blog de turismo como é o nosso , o que você acha que poderíamos fazer para atrair um público maior?

Para atrair público para um blog, não existe muita fórmula, na minha opinião. Claro que você melhora os acessos se trocar links com outros sites ou blogs que tratem de assuntos relacionados ao seu, mas acredito que antes de melhorar o número de acessos, o ideal do blog é cultivar um pensamento próprio e unir pessoas que gostem de trocar figurinhas com vocês. Não importa se são 10 ou se são 1000 acessos. O blog sozinho não é algo rentável, então acho que indifere o número de acessos. Só realmente teria um valor financeiro se ele fosse agregado a algum site como uma maneira de deixar o internauta por dentro do que aquela empresa ou segmento faz diariamente, atuando como uma ferramenta.

Um comentário:

Ana Cabanas disse...

Ae,Minelli!
suada essa entrevista então?
auahuahua...
mas valeu a pena!
uhul,vamo que vamo roteiro do turismo!!